Seguro Estagiário PASI

Benefícios Corporativos: Conheça o Plano de Saúde e Odontológico Empresarial

Benefícios Corporativos- Conheça o Plano de Saúde e Odontológico Empresarial (1)

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Já falamos por aqui sobre o Seguro de Acidentes Pessoais paras Estagiários, popularmente conhecido como Seguro Estagiário que, além de proteger os novos colaboradores da sua empresa também atende a legislação. Hoje iremos falar sobre o Plano de Saúde e Odontológico Empresarial, dois benéficos você pode oferecer aos seus funcionários e que muitas vezes atraem mais do que a remuneração mensal quando o colaborador compara duas vagas de emprego por exemplo. Se você quer conhecer mais sobre esses dois benefícios, leia até o final!

Plano de Saúde

Um dos benefícios que os profissionais mais valorizam ao ingressar em uma empresa e atualmente, de extrema importância. A contratação do plano de saúde para seus funcionários é bastante simples e, se você pretende contratar um plano de saúde em BH por exemplo, o contrato pode ser feito apenas para uma pessoa.

Antes de contratar o plano, porém, se atente aos seguintes pontos:

  • Cobertura do plano de saúde: Existem basicamente 2 tipos de cobertura nos planos de saúde, são elas: ambulatorial, que cobre apenas consultas, exames, terapias e procedimentos ambulatoriais e ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, nesse caso além da cobertura prevista no plano ambulatorial, também estará coberto internações e cirurgias.
  • Abrangência: pode ser nacional ou regional, por isso é importante ver se há atendimento em todas as regiões de atuação da empresa;
  • Rede credenciada: para garantir maior comodidade, é interessante verificar se há hospitais e clínicas credenciados nas cidades onde está localizada a matriz e filiais da empresa;
  • Com ou sem coparticipação: a coparticipação é um valor a mais cobrado na mensalidade do plano de acordo com cada procedimento realizado, os planos coparticipativos são mais baratos, porém a mensalidade pode oscilar bastante conforme o uso;
  • Acomodação: Há basicamente dois tipos de acomodação nos planos que contemplam internação: em enfermaria, onde em geralmente o beneficiário pode ficar internado acompanhado de uma a três pessoas e, em apartamento, onde o beneficiário ficará internado sozinho em um quarto.
  • Carências: As carências correspondem ao tempo em que os beneficiários devem aguardar para fazer o uso do plano para alguns procedimentos/especialidades. As carências máximas são definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mas cada operadora pode estabelecer suas próprias regras, desde que não ultrapasse a regra da ANS que pode ser consultada aqui.

O plano de saúde garante o bem estar e estimula que seus colaboradores realizem check-ups com frequência o que diminui de forma significativa as faltas ao trabalho e pode até mesmo melhorar a produtividade. Vale lembrar também que os sócios e administradores, juntamente com os dependentes também podem ser beneficiários do plano de saúde da empresa, então, no final das contas, sempre vale muito a pena!

Plano Odontológico

Assim como o plano de saúde empresarial, oferecer um plano odontológico para os colaboradores também é muito importante, pois além de garantir saúde e bem estar dos colaboradores, um sorriso bonito aumenta consideravelmente a auto estima. O plano odontológico empresarial também é muito simples de ser contratado e caso a contratação ocorra em conjunto com o plano de saúde, o valor ainda pode ficar mais em conta. Essas são algumas questões que você deve se atentar ao contratar um plano odontológico empresarial:

  • Cobertura: Existem planos odontológicos simples, apenas com a cobertura do Rol ANS que cobrem basicamente:  urgência e emergência, consultas de diagnostico e rotina, tratamentos de prevenção, restauração, canal e tratamentos de gengiva. Também há planos odontológicos mais completos, com cobertura inclusive para instalação e manutenção de aparelho ortodôntico, por isso é importante avaliar a necessidade do grupo de pessoas que pretende contratar e até mesmo, realizar um comparativo pois muitas vezes os planos completos na modalidade empresarial tem excelente custo benefício.
  • Abrangência: A maioria dos planos odontológicos possuem abrangência nacional, mas é importante conferir, principalmente se a empresa possui atuação em todo o Brasil.
  • Rede Credenciada: Assim como nos planos de saúde, é importante verificar se há uma boa quantidade de dentistas credenciados nas regiões de atuação da empresa, para que se evite grandes deslocamentos.
  • Carências: A ANS também estabelece prazos de carências máximas para os planos odontológicos, porém, em se tratando de planos empresariais a maioria conta com carências bem reduzidas, mas é importante conferir.

Benefícios e Convenção Coletiva

Vale lembrar também que algumas convenções coletivas exigem que a empresa contrata plano de saúde e odontológico para seus colaboradores, estipulando também percentual de coparticipação e de contribuição. As convenções coletivas também costumam exigir o seguro de vida (mas esse é o assunto do nosso próximo post), por isso sempre consulte antes se os benefícios oferecidos estão de acordo com a convenção.

Se esse conteúdo te ajudou a entender melhor como funciona o Plano de Saúde e Odontológico Empresarial, compartilhe em suas redes sociais e fique sempre atento(a) nas novidades do nosso blog!

Leia Também

Seguro de Vida Coletivo PASI

Conheça o Seguro de Vida Coletivo PASI!

Já falamos por aqui sobre alguns benefícios corporativos, como o plano de saúde e o plano odontológico, hoje iremos falar sobre mais um desses benefícios: